A Nova Era: 8 Recursos para Aumento de Produtividade e Resultados Comercial

Escrito por: Eduardo de A. Costa – Acesse o meu Instagram

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Neste artigo, vou explorar ao máximo as soluções que atualmente são escassas nas empresas. Soluções que poderiam gerar um fluxo contínuo de oportunidades para negócios que ainda não as aplicam, sem a necessidade de investir mais em marketing e, em muitos casos, até reduzindo significativamente o custo operacional.

Já quero começar dizendo que, ao final, vou entregar gratuitamente o nome de todas as ferramentas utilizadas para aplicar os recursos mencionados neste artigo, sendo que o oitavo recurso é simplesmente o santo graal da produtividade com baixo custo.

Vamos abordar a utilização de automações para contratos, geração de boletos, prospecção de clientes, envio de mensagens cadenciadas, automação do primeiro contato, e até mesmo a utilização de um CRM como portal de parceiros, entre outras ferramentas.

E claro, será inevitável falar de estratégias e rotinas que normalmente estão integradas a essas soluções.

Vou basear tudo isso na nossa experiência aplicada em mais de 30 contas que geraram pouco mais de 620 milhões em vendas nos últimos 3 anos.

Desde já, quero alinhar que, assim que um empresário se depara com as informações deste artigo, pode surgir o sentimento de:

“Preciso de tudo isso pra ontem!”

Mas o primeiro passo, na verdade, é questionar: “o que pode ser feito hoje que gere mais resultados com menor custo e esforço?” Esse é o papel da engenharia de conversão: enxergar a solução personalizada ideal para o momento atual da empresa. Caso queira compreender melhor o que é engenharia de conversão você pode clicar aqui.

Com isso entraremos em soluções básicas que cabem em qualquer negócio, e outras pouco específicas que, se em 2024 sua empresa não tiver, podem ser um sinal vermelho de perda de dinheiro, seja vendendo menos, seja com más decisões de liderança, ou com gastos operacionais desnecessários. Vou mencionar algumas dessas soluções aqui.

1. Follow-up automatizado

Para quem não sabe, follow-up é a simples ação de retomar o contato com clientes que, por alguma razão, pararam de responder. Segundo a HubSpot, cerca de 80% das vendas só ocorrem após o quarto contato com o cliente. O que isso significa?

Basicamente, significa que se um cliente entra em contato com você, para de responder e você não o procura ao menos mais 3 vezes, provavelmente seu negócio está sobrevivendo com apenas 20% das vendas que poderia ter.

Algumas empresas já têm ações para contatar esses clientes, mas fazem isso manualmente via WhatsApp e e-mails, desperdiçando muito tempo da equipe comercial. Hoje, já é possível, com apenas um clique, programar o envio de mensagens no WhatsApp e e-mails ao longo de um período, sem nenhum trabalho humano. O sistema também permite notificar vendedores assim que o cliente responde ou quando é necessário fazer uma ligação, por exemplo.

2. Automação de contratos e boletos

Sim, ainda existem empresas que, mesmo tendo contratos com pouquíssimas variáveis, ainda colocam seus vendedores ou funcionários para confeccionar o contrato toda vez que um cliente chega.

Hoje, com um ou dois formulários, já é possível construir um contrato, enviá-lo para o cliente e, assim que assinado, o cliente já recebe no seu e-mail e até no WhatsApp o boleto de pagamento. Tudo com poucos cliques.

3. Alerta de falta

Talvez você não saiba, mas as empresas que mais vendem no mundo controlam muito bem com que frequência seus clientes engajam ou consomem um produto da empresa.

Se você vende um produto recorrente, é uma obrigação mapear com seus clientes quanto tempo eles levam para utilizar o produto, para que você entre em contato assim que o estoque estiver acabando, sem dar chances ao concorrente.

Um exemplo simples disso são os barbeiros. Muitos homens têm o hábito de experimentar barbeiros diferentes, mas uma barbearia inteligente sabe que o cliente precisa cortar o cabelo entre 7 e 15 dias. Com essa consciência, deve sempre enviar um WhatsApp lembrando o cliente de manter o visual em dia.

O mais incrível é que hoje, não há mais necessidade de um agente monitorando isso. Tudo pode ser feito de forma automatizada.

4. Portal de transparência

Aqui vai uma grande ideia para muitos que ainda não aplicam: com o uso adequado de integrações e CRM, é possível transformar seus clientes em parceiros da sua empresa, avisando-os automaticamente, sem a necessidade de um operador, todas as vezes que uma recomendação deles fechar negócio.

Dessa forma, com pouco trabalho, você cria um exército de clientes trabalhando para você com um plano de remuneração, pontuação ou gamificação para a sua base de clientes, com praticamente zero esforço.

5. Indicadores diários

Pode parecer uma coisa simples, mas mapear diariamente o que seus vendedores estão fazendo é fundamental para uma gestão inteligente.

Para isso, existem duas formas. A primeira, 100% automatizada, é controlada via sistemas como CRM e semelhantes. A segunda, normalmente voltada para empresas que trabalham com vendas mais consultivas e até externas, utiliza um formulário integrado a um relatório.

Analisar esse relatório diariamente e discutir com sua equipe em uma daily (reunião para avaliar atividades do dia, mitigar dúvidas e engajar a equipe) será um passo fundamental para o crescimento constante dos resultados.

6. Contato instantâneo

Surpreendentemente, ainda existem empresas que não têm isso! O contato instantâneo.

Algumas empresas captam leads como modelo de prospecção, mas, quando esses leads são captados, são enviados para algum tipo de planilha ou e-mail, aguardando que alguém os veja ou os encaminhe para os vendedores, para só então realizar o primeiro contato com o cliente.

Tentando resolver esse problema, algumas empresas ainda cometem o erro de redirecionar esses leads para o WhatsApp da organização, que dispara uma mensagem sem nenhuma personalização.

Graças às integrações e automações, hoje é possível, de forma integrada, disparar uma mensagem personalizada para o cliente, baseada nas respostas dadas em um formulário, proporcionando um primeiro contato realmente valioso e instantâneo.

7. Prospecção no LinkedIn

Aqui posso falar com propriedade, pois provavelmente sou a pessoa que mais errou quando o assunto é prospectar nas redes sociais.

Depois de fazer mais de 2 mil tentativas fracassadas, percebi que as redes sociais necessitam de um ponto de engajamento antes de oferecer o produto. Despertar relacionamento é a base para que automações e estratégias como essas funcionem.

Com isso bem estruturado, é possível configurar plataformas que se conectam e engajam clientes no LinkedIn automaticamente todos os dias, gerando reuniões para a sua empresa de forma contínua.

Inclusive para aqueles que querem utilizar uma estratégia de prospecção barata capaz de gerar resultados extraordinários da forma correta, eu convido a Clicar aqui para acessar a aula gratuita que preparei para você lotar a agenda dos seus vendedores de reuniões qualificadas.

8. Secretária automatizada

Imagine você ter uma pessoa te lembrando ou lembrando sua equipe de vendas pelo WhatsApp de todas as tarefas que você tem para hoje, todas as suas reuniões.

Agora imagine que essa pessoa também lembra os seus clientes e confirma as reuniões todos os dias de manhã, lembra o cliente de confirmar presença em eventos, lembra aniversários e tudo que você pode imaginar.

Agora imagine que esse funcionário não te custa nem R$ 500 por mês e trabalha 24 horas por dia sem tirar folga, não falta e nem pede demissão.

Sim, isso é possível automatizando uma secretaria e pouquíssimas empresas exploram esse recurso transformador.

Ferramentas que utilizo

Para fazer tudo o que apresentei, além da estrutura digital como sites, formulários e landing pages, as principais ferramentas que utilizo são:

  • CRM: Normalmente, dou preferência ao Kommo CRM (pois ele permite configurações e integra ferramentas de mensagens).
  • Make: A ferramenta responsável por integrar todas as ferramentas sem a necessidade de um programador.
  • Z-Api: Ferramenta para disparos de WhatsApp.
  • ClickSign: Para assinaturas.
  • Asaas: Para emissão de boletos.
  • Dux-Soup: Para automatizar prospecções no LinkedIn.
  • Pacote Google: Utilizo as ferramentas do Google para diversas funcionalidades.

Vale lembrar que mencionei apenas ferramentas com capacidade de integração tecnológica sem a necessidade de conhecimentos em programação.

Ainda não acabou…

É claro que explorei aqui apenas algumas soluções (em sua maioria automações) mais conhecidas, pois além dessas, existem outras soluções como:

  1. Captação barata de leads via sementes de pesquisa: Reduz em até 90% o custo por lead.
  2. Recuperação de base de leads automatizada com VOIP: Recupera de 10% a 35% dos clientes.
  3. Pós-venda automatizado: Envio de materiais que fazem seu cliente se sentir extremamente satisfeito e alinhado.
  4. Apresentação inquebrável: Como construir uma apresentação que converte até 60% dos leads que entram no seu funil de vendas.
  5. Estratégia de Hunting: Prospecção usando as redes sociais sem a necessidade de investir em tráfego pago.
  6. Recomendações previsíveis: A ação que reduz o custo por lead a quase “zero”, pois faz seus vendedores saírem com 5, 10 ou mais recomendações de cada reunião, independente do cliente fechar negócio.
  7. Gestão de tráfego em terceira camada: Utilizar a IA do Facebook para otimizar as campanhas para públicos realmente compradores em um nível de conexão com o que está acontecendo no time comercial.
    Mapa de conversão: Estrutura visível com todos os scripts que uma equipe comercial precisa para vender atendendo ao padrão da empresa.
  8. Growth Hacking: Estratégias vencedoras de grandes empresas modeladas para o seu negócio.

Entre várias outras soluções que não pude mencionar aqui, mas adoraria apresentar caso o artigo tenha despertado em você a clareza de que o seu negócio pode explorar ainda mais soluções de engenharia de conversão para promover mais vendas de forma controlada e escalável, quero te convidar para falar-mos mais sobre o seu objetivo e o atual momento do seu negócio.

Clique AQUI e vamos seguir com a nossa conexão

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BP Sales é uma empresa de engenharia comercial que ajuda empresas existentes a vender seus produtos e serviços com processos de vendas e automações que substituem trabalhos reptitivos. Não fazemos nenhuma afirmação ou representação de que, ao contratar a BP Sales, você ganhará dinheiro ou receberá seu dinheiro de volta. Embora tenhamos grandes experiências reais, os resultados e a experiência de sua empresa variará com base no esforço, na aplicação dos funcionários e da administração de sua empresa, no modelo de negócios implementado e nas forças de mercado entre outros fatores interferentes.

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